Acesso à Informação
 
Atas Calendário Composição Contato Denúncias Eventos Legislação Links Mídia Serviços  
 


 
 


Mídia


SUS em Defesa da Vida - Conselho Nacional de Saúde (CNS)


Documentário: curta-metragem SUS em Defesa da Vida, produzido e dirigido por Guilherme Castro, retrata a partir de diversos personagens e situações a abrangência e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na vida de todos os brasileiros.
 



 

1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres é realizada em Varginha


Varginha (MG) sediou no dia 01/06/2017 a primeira edição da Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, evento realizado pela manhã e à tarde, no campus da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - Campus Varginha). A partir do tema “Desafios para a Integralidade com Equidade”, os participantes analisaram o cenário local para debater problemas e propor soluções no que se refere ao atendimento do público feminino na rede pública de saúde. O objetivo é propor diretrizes para as políticas Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. (Jornal Cidade, TV Princesa, 01/06/2017)
 


 


Audiência Pública - 26 anos da Lei Orgânica do SUS
 

Vídeo completo da audiência alusiva aos 26 anos da Lei 8.080/1990 (Lei Orgânica do SUS), realizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Varginha (MG), em 20/09/2016, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.



 


Doação de sangue na Policlínica Central completa um ano
 

No início do ano passado, o serviço de coleta de sangue deixou de ser realizado em Varginha por uma tradicional empresa privada, em cumprimento à legislação vigente. À época, muitas pessoas ficaram apreensivas sobre a continuidade desse trabalho. A coleta passou a ser realizada pelo estado, através da Fundação Hemominas, em parceria com o governo municipal, com a Secretaria de Saúde e a Policlínica Central. (Jornal Cidade, TV Princesa, 22/02/2106)


 


 

Hospital Regional inaugura 10 novos leitos de UTI

O Hospital Regional do Sul de Minas duplicou o número de leitos do Centro de Terapia Intensiva para adultos. Os novos leitos já estavam prontos há alguns meses, mas aguardavam liberação de funcionamento pelo Ministério da Saúde, o que não ocorreu até o momento. Mas depois de uma parceria com o governo estadual, o novo espaço do CTI entrou em atividade nesta segunda-feira.

Na matéria, sonoras gravadas com João Eugênio do Prado Neto (endocrinologista), Antônio Silva (prefeito), Fábio Gomes (diretor do CTI - Hospital Regional), Jefferson Mello (presidente do Conselho Diretor - Hospital Regional), Mário Terra (diretor - Hospital Regional), José Antônio Valério (secretário municipal de Saúde) e Célio Ferreira (presidente do Conselho Municipal de Saúde). (Jornal Cidade, TV Princesa, 16/02/2016)
 


 

Vídeos do QualiConselhos
 

Qualificação de Conselhos de Saúde

A minissérie "Saúde em Cena" integra o acervo didático-pedagógico do QualiConselhos - Programa de Apoio à Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social do SUS, formulado pela Vice-Direção de Cooperação e Escola de Governo da ENSP/Fiocruz por demanda da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS).

Com 12 episódios em vídeos, produzidos pelo Canal Saúde (Fiocruz), "Saúde em Cena" trabalha os recursos e características da teledramaturgia – de grande penetração e aceitação popular – em prol dos objetivos político-pedagógicos que estruturam um programa de educação permanente voltado para o pleno desenvolvimento dos conselhos de saúde e do controle social.

 
Leia mais sobre o Curso Nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde.
 

 

 

 
 
Conselho Municipal de Saúde de Varginha (CMSV)
R. Delfim Moreira, 246, 1º andar, salas 101/102 - Centro
CEP 37002-070 Varginha (MG) Brasil
Tel: (35) 3690-2211